Mais um update, mais um gato. Diria que é um gato atualizado, pois Mountain Lion e Lion são os mesmos felinos em habitats diferentes. Porém, não diria que OS X Mountain Lion é o mesmo que o OS X Lion. Nem mesmo como apenas um pequeno update.

Em outros tempos, lá no começo dos anos 2000, toda nova atualização do Mac OS X era um lançamento com toda a pompa reservada atualmente para os lançamentos do iPhone e iPad. O novo OS importava em novos 'features', melhora na performance, novos Apps nativos e, como todos esperam, um tapa significativo no UI por todo o sistema. Assim como o novo iPhone, as filas se faziam nas Apple Stores.

Mesmo sendo uma extravaganza, os preços eram duros de serem engolidos pelo consumidor casual. OS X Leopard veio custando $129 obamas e a adoção da nova versão demorou para embalar. Agora, assim como fez com o OS X Lion ($ 29 obamas), a Apple entrega o novo gato por apenas $19 obamas e por mais que digam que é um update modesto, pelo preço, vale muito dar o pulo para a próxima versão.

Vale relembrar que o Snow Leopard, embora um grande avanço técnico e em preformance, o sucesso na adoção desta versão se deu com uma nova abordagem da Apple em estabelecer o preço em $29 obamas. A decisão da gigante de Cupertino funcionou e agradou a crítica especializada e consumidores. Snow Leopard começou uma nova era para os OS, principalmente por trazer um esforço de engenharia tão grande por um preço tão módico.

Recentemente veio o Lion que, resumidamente, apresentou alguns incrementos visuais como o Launch Pad e Mission Control pelo mesmo preço de $29 obamas. Diria que a grande mudança foi o modo de distribuição adotada pela Apple. Dessa vez, OS X Lion seria atualizado apenas pelo Mac App Store e o resultado foi uma adoção em massa. De acordo com a Apple, cerca de 40% dos Macs estavam rodando Lion em apenas 9 meses (comparando com o Windows 7 , que levou pouco mais de 2 anos para atingir o mesmo percentual).

Agora, um ano depois, nós temos Mountain Lion e só por $19 obamas. Claramente será um sucesso de adoção. Quanto aos features, falo já assim que eu por as mãos no gato.

D.E.

Posted
AuthorDani Estrela
CategoriesTechnology